As motocicletas acompanham a tecnologia e estão cada vez mais modernas. No entanto, a manutenção desses veículos também exige uma oficina mais bem equipada e com profissionais qualificados.
Alexandre Brito de Almeida, sócio responsável pelo setor de desenvolvimento técnico da BRC Escapamentos, relata que atua na área de motos de competição e que houve uma maior necessidade de equipamentos de leituras e regulagens para os diversos modelos de injeção. Isso em consequência da modernização das motocicletas.
Ele alerta para os cuidados na hora de escolher uma oficina adequada para levar sua motocicleta. “A busca de serviços garantidos terminará dentro de uma oficina autorizada onde os mecânicos terão instruções da própria fábrica. Logicamente, esse caminho nem sempre será o mais econômico, mas na busca pela garantia do serviço, essa deverá ser a primeira opção”. E complementa: “no segundo momento, as oficinas particulares naturalmente se capacitarão e poderão oferecer referências que virão a satisfazer as necessidades de proprietários de motocicletas”.
Os custos que as oficinas têm com aparelhagem e tecnologia são repassados em seus serviços, de acordo com Alexandre Brito. Ele explica o motivo: “tanto pelo custo de se adquirir o ferramental necessário, como pelo trabalho para se adequar às suas rotinas operacionais, o que vai demandar mais tempo de serviço”. Mas tranquiliza, “toda novidade tem seu custo, mas a tendência é que os equipamentos se tornem mais acessíveis”.
Entre alguns dos equipamentos importantes em oficinas que sofreram grande modernização nos últimos tempos, Alexandre Brito destaca, “um dos melhores equipamentos para empresa é o Power Chip, destinado à manutenção e preparação de motos injetadas. Entre eles também, o analisador de mistura e o módulo de diagnóstico”. Ele completa essa lista com o equipamento básico para limpeza de bico injetor.
Sobre a capacitação das oficinas e dos profissionais, Alexandre Brito vê São Paulo como a região mais adequada. “Entre os Estados brasileiros, São Paulo sempre se mostrou o mais preparado para atender as novidades do mercado e suas necessidades de manutenção ou preparação. Basta ver o número de dinamômetros espalhados por suas oficinas”. Na hora de escolher uma oficina, Alexandre aconselha a buscar referências em publicações especializadas no mundo das motocicletas.
fonte site Anfamoto |
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